Se você trabalha com desenvolvimento de sites, saber como trocar a porta de operação do Apache é essencial, pois além de ser muito simples, pode nos evitar algumas dores de cabeça como conflito de portas na máquina.

Vamos imaginar a seguinte situação: Você está desenvolvendo um site no seu computador pessoal (Windows) e possui instalado e rodando o Skype (programa de comunicação via internet). O Skype é um programa que opera por padrão na porta 80 (a mesma do Apache) ou na 443. Supondo que você não soubesse que o Skype opera na mesma porta que o Apache e tentasse iniciar o Apache, este emitiria um erro, informado que a porta está em uso.

Ao invés de você sair vasculhando seu computador todo, em busca de um programa que esteja rodando da porta 80, você poderia simplesmente trocar a porta de operação do Apache para a 8080! Simples não?!

Este foi só um exemplo, mas é um exemplo real.

Os passos para trocar a porta do Apache são os mesmos tanto no Windows como no Linux.



  1. Localize o arquivo de configuração do Apache: httpd.conf.
    Se estiver no Windows, o arquivo estará dentro da pasta do seu servidor web (EasyPHP, XAMPP, etc). Se estiver no Linux, o arquivo deve estar em /etc/httpd/conf/httpd.conf (pode variar de acordo com a distribuição). Em todo caso, pode utilizar o pesquisar para localizar o arquivo.

  2. Com o arquivo aberto localize a palavra Listen. Ela está seguida de um número IP com ":80" no final. Troque o ":80" para ":8080".

  3. Ainda com o arquivo aberto, localize a palavra ServerName. Ela deve estar seguida da palavra "localhost:80". Troque para "localhost:8080".

  4. Salve o arquivo e reinincie o Apache.

  5. Para acessar seu site, acesse com ":8080" na frente do endereço web. Ex.: http://localhost:8080/

Até a próxima!





Sobre o Autor:
Guilherme Oliveira
Guilherme Oliveira trabalha com desenvolvimento de software a mais de 10 anos. É técnico em informática, bacharel em ciência da computação, especialista em engenharia de software, além de ser Oracle Certified Java Programmer 6 (OCJP 6). Suas áreas preferidas são desenvolvimento web e games.

  1. gravatar

    # by Unknown - 9 de março de 2020 às 19:41

    ótimo Guilherme!!