Se você pretende rodar aplicações web feitas em Java, um servidor que “entenda” a linguagem é necessário, e este tutorial visa justamente ajudar os iniciantes que desejam se aventurar nesta área.
O Tomcat é um servidor web Java, mais especificamente, um container de servlets. Embora o Tomcat possua características de um servidor de aplicação, não pode ser considerado um, já que não preenche alguns requisitos específicos. Para maiores informações, consulte o Wiki.
Como o Tomcat é escrito em Java, precisamos de uma Java Virtual Machine (JVM) instalada na máquina. Recomendo instalar a JDK 6.0 (a mais recente até a data deste tutorial). O Java Development Kit (JDK) inclui todo o JRE mais algumas ferramentas interessantes para desenvolvedores, como compilador, debugador, etc (embora só o JRE seja suficiente para permitir que o Tomcat 6 funcione).
Caso ainda não tenha a JDK, pode baixá-la aqui: http://java.sun.com/javase/downloads/. Caso não saiba como instala-la, sugiro esse tutorial do GUJ: http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=12.
O próximo passo, é baixar o Apache Tomcat: http://tomcat.apache.org/download-60.cgi (a versão utilizada neste tutorial foi a 32-bit Windows zip).
Em seguida, descompacte o arquivo zip do Tomcat, e acesse o diretório “bin/”.
Feito isso, localize e dê um duplo clique no arquivo “startup.bat”.
Pronto! Agora vamos verificar se ocorreu tudo certo! Abra seu navegador e digite http://localhost:8080. Você deve visualizar uma página como esta:
Obs.: Caso não tenha chego até aqui, sugiro verificar se a JDK está instalada corretamente.
No menu Miscellaneous, poderá visualizar alguns exemplos de JSP e Servlets.
Até a próxima!
This entry was posted on segunda-feira, 17 de maio de 2010 at 16:51 and is filed under Apache. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.
Sobre o Autor:Guilherme Oliveira trabalha com desenvolvimento de software a mais de 10 anos. É técnico em informática, bacharel em ciência da computação, especialista em engenharia de software, além de ser Oracle Certified Java Programmer 6 (OCJP 6). Suas áreas preferidas são desenvolvimento web e games.
|
# by Rud Castro - 18 de abril de 2011 às 18:41
Muito bom o post, poderia me esclarecer uma dúvida referente a um projeto ? Para que alterações feitas em classes JAVA sejam percebidas no site, é necessário que o TomCat seja reiniciado? Assim, é possível fazer este procedimento sem possuir a permissão de acesso devida ao servidor de produção?
# by Guilherme - 18 de abril de 2011 às 21:27
Não é necessário reininciar o apache, apenas compilar o arquivo java e jogar o arquivo compilado no servidor, logo, não há necessidade de tais permissões no servidor de produção, apenas permissão para copiar o arquivo para o servidor.