Olá pessoal,

Hoje estou aqui para falar de duas funções existentes no PHP: include() e require().

Muitos jovens programadores podem se deparar com essas duas funções ao análisar arquivos de código de outros programadores, e ai começam as dúvidas: o que isso faz? pra que isso serve?

Na verdade essas duas funções tem o mesmo princípio: tentam incluir um arquivo requisitado, no arquivo em que é executada.

Ex.:
<?php
//inclui o arquivo prog1.php no arquivo em que foi executada
include("../prog1.php");
//inclui o arquivo config.php no arquivo em que foi executada
require("config.php");
?>
Nota: Incluir um arquivo em outro significa que, todo o conteúdo do arquivo incluido está como se fizesse parte do arquivo que requisitou a inclusão.

A diferença entre as funções fica por parte do "e se eu não conseguir incluir o arquivo?", ou seja, caso dê algum problema (como o programador colocar o caminho errado até o arquivo) e o arquivo não puder ser incluído.

Quando acontece esse tipo de problema, a função include() vai emitir um warning no programa, enquanto que o require() emite um fatal error, em outras palavras, se o arquivo não for encontrado dentro da função include(), esta função somente vai emitir um aviso e deixar que continue a execução do resto do programa, enquanto que o require() vai emitir um erro e o programa será interrompido até que o arquivo seja encontrado.

Informações Adicionais

Temos ainda o include_once() e o require_once(). A difença do "once" se dá pelo seguinte fato: a função só vai incluir o arquivo, caso o mesmo ainda não tenha sido incluido.

Até a próxima :-)










Sobre o Autor:
Guilherme Oliveira
Guilherme Oliveira trabalha com desenvolvimento de software a mais de 10 anos. É técnico em informática, bacharel em ciência da computação, especialista em engenharia de software, além de ser Oracle Certified Java Programmer 6 (OCJP 6). Suas áreas preferidas são desenvolvimento web e games.