Utilizamos session quando queremos manter o estado de uma variável ao longo do programa. Esta variável permanecerá com o valor atribuído até que o navegador (browser) seja fechado.

Uma utilização interessante de session, é guardar o ID de um usuário que efetua login em um sistema. Com o ID em sessão, o programador pode utilizá-lo para permitir que o usuário saia e volte ao site mais tarde, e ainda permaneça como se estivesse logado (lembrando que para isso, o usuário não pode fechar o browser).

Para iniciar uma sessão utilizamos o comando:
session_start();
Também podemos dar um nome para essa sessão, assim, poderemos ter várias sessões no site com propósitos diferentes.
session_start("sessao1");
Para atribuir um valor a uma variável de sessão, fazemos da seguinte forma:
$_SESSION["nome_da_variavel"] = "valor";
Para desregistrar uma variável, fazemos:
unset($_SESSION["nome_da_variavel"]);
Para destruir uma sessão, utilizamos:
session_destroy();
ou para o caso de uma sessão nomeada:
session_destroy("sessao1");
Para poder utilizar as variáveis de sessão nas páginas restritas do site ou para qualquer outra página que deseje utilizar, você deve sempre iniciar a sessão com session_start() antes de utilizar a variável de sessão, senão, a variável de sessão não será reconhecida e não retornará valor algum.


:-)






Sobre o Autor:
Guilherme Oliveira
Guilherme Oliveira trabalha com desenvolvimento de software a mais de 10 anos. É técnico em informática, bacharel em ciência da computação, especialista em engenharia de software, além de ser Oracle Certified Java Programmer 6 (OCJP 6). Suas áreas preferidas são desenvolvimento web e games.