As unidades de medida para controle de tráfego no Linux tem uma pequena diferença em relação a que conhecemos. Isso se deve ao fato de que a base de cálculos para controle de tráfego é decimal, diferente de quando medimos mémória ou processamento, quando a base é binária.

A tabela a seguir contém as unidades usadas nas versões atuais das ferramentas de controle de tráfego e seu significado correspondente.

Nota: As ferramentas de controle de tráfego citadas são referentes ao Mandriva Linux.


Unidade
Valor
1kbps
1.000 bytes/s
1kibips
1.024 bytes/s
1bps
1 byte/s
1kbit
1.000 bits
1kibit
1.024 bits
1b ou 1
1 byte
1Mbps
1.000kbps
1MiBps
1.024kbps










Recentemente me deparei com um problema aparentemente simples, mas que me custou mais tempo do que o previsto para resolvê-lo por falta de um material mais claro e direto para auxílio que pudesse ser encontrado na web.

Como agora já desvendei a solução do problema, resolvi deixar registrado esta dica aqui no blog para que outros programadores não percam tempo.

Caso deseje enviar algum dado criptografado do Flex para uma outra linguagem (como o PHP) que trabalhe no server-side da aplicação, podemos utilizar o algoritmo de hash MD5.

Nota: Para este tutorial estou utilizando o Adobe Flex Builder 3.

A método responsável por fazer a criptografia é a MD5.hash(), passando como parâmetro a string a ser codificada. O Flex não vem nativamente com a biblioteca que contém esta função, como tantos outros pacotes que já vem inclusos como o mx, flash e com.adobe, portanto, é necessário baixar a lib as3corelib.swc, que pode ser obtido através deste link: http://as3corelib.googlecode.com/files/as3corelib-.92.1.zip

Após baixar o arquivo zip e extrair, verá que o arquivo continha 2 diretórios. Acesse o diretório as3corelib-.92.1/ e em seguida o diretório lib/. Dentro do diretório lib/ encontra-se o arquivo que precisamos: as3corelib.swc! Copie este arquivo para dentro do diretório libs/ do seu projeto Flex.

Agora dentro do Flex Builder, clique nas propriedades do projeto. A seguir, clique em Flex Build Path no menu (passo 1), depois na aba Library path e no diretórios libs (passo 2), e por fim, clique no botão “Add SWC..” (passo 3), localize o arquivo as3corelib.swc que copiamos e clique no botão “OK”.


Figura 1 - Etapas de anexo da lib ao projeto


O Flex Builder dará um build no workspace e então poderemos utilizar o MD5.

Para utilizar o método precisamos importar a classe MD5, usando a seguinte linha no Action Script:
import com.adobe.crypto.MD5;
Pronto!!! Já podemos criptografar qualquer string. Segue um exemplo de como criptografar:
var cript:String = MD5.hash(senha.text);
Espero que façam bom proveito!
:-)